DICAS PARA COMPRAR UMA CASA DE CAMPO

Na voz da eterna Elis Regina, a música “Casa no Campo” diz:

“Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais

Eu quero carneiros e cabras
Pastando solenes no meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos”.

A letra desta música representa como é viver no campo. É uma vida tranquila, pacífica e livre. As casas rurais permitem com que você desfrute mais das atividades ao ar livre além de se encantar com a bela e revigorante paisagem.

Se você deseja se afastar de toda a agitação da metrópole e comprar uma casa no campo, confira as dicas a seguir!

casa rural
Imagem de andrea candraja por Pixabay

A vida no campo, por ser mais saudável e serena devido ao estilo de vida que nos proporciona, está se tornando cada vez mais popular. O número de pessoas que optam por deixar os centros urbanos e migram para o campo na busca de paz e melhor qualidade de vida, aumentou.

Para fazer uma boa compra e investir de forma certa o seu dinheiro, lhe daremos algumas dicas importantes para comprar uma casa no campo. Confira!

DEFINA OS SEUS OBJETIVOS

Muitas pessoas desejam uma casa no campo para se afastar do estresse da metrópole ou para poder trabalhar com maior tranquilidade. Alguns buscam inspiração e paz, outros são profissionais que trabalham à distancia em um home office.

Em qual caso você se enquadra? Qual o seu principal objetivo em vir morar no campo? É importante levar isto em consideração para verificar se a casa se adequada a sua necessidade. Se você vai trabalhar em casa, verifique se a região apresenta sinal.

Se você busca uma maior tranquilidade, procure ficar distante de regiões de produção agrícola e veja se há um bom terreno para você cultivar alimentos para consumo próprio.

casa
Imagem de Martin Winkler por Pixabay

TENHA ATENÇÃO AO CLIMA DA REGIÃO

Além de definir os seus objetivos, é importante que você estude a região que pretende morar e o seu respectivo clima. Se for uma região fria, seria bom a propriedade ter uma lareira e o imóvel ter revestimento de madeira para suportar melhor a baixa temperatura. Se a região é muito quente, acabamentos em pedra e uma casa mais aberta são mais indicados.

CONVERSE COM OS VIZINHOS

O vendedor conhece tudo que há de melhor da casa que você pretende comprar e na região onde ela está. Porém, ele pode deixar alguns pontos negativos de lado.

Com isto, é importante que você converse com que já more naquele local e que realmente conheça a vivencia de lá. Pergunte aos vizinhos se a área sofre alagamentos, se é uma região segura, se já ocorreu assaltos ou se eles conheciam os proprietários anteriores da casa que você pretende comprar.

Além de se informar melhor, você poderá ver se as pessoas da região são solícitas e prestativas ou não, o que pode ser importante caso ocorra uma emergência futura.

TENHA ATENÇÃO AO MATERIAL

Alvenaria ou madeira? Cada tipo de material de construção apresenta os seus lados positivos e negativos.

Se você optar por madeira, saiba que ela requer cuidado e manutenção. Pelo menos uma vez ao ano é necessário utilizar produtos que a protegem de cupins. O lado positivo é que as casas com madeira resistem melhor o excesso de umidade e baixas temperaturas.

Já as casa de concreto, mesmo que muito resistentes, podem ter alguns problemas como rachaduras, gerados pela umidade. Porém isto pode ser evitado dando a devida atenção aos reparos.

Em relação ao acabamento, o de madeira atribui um visual mais rústico e aconchegante enquanto a alvenaria proporciona um visual mais clássico. Defina o que mais vai ao encontro de sua personalidade.

ESTUDE AS VIAS DE ACESSO

casa do campo
Imagem de Frank Winkler por Pixabay

Não basta apenas pesquisar a casa em si, mas também é necessário analisar as vias de acesso para chegar até ela.

Fique atendo as estadas – normalmente as que não são asfaltadas ficam alagadas e deslizantes em períodos de chuva ocorrendo o risco do carro atolar.

Por isto, leve em consideração se o seu automóvel é capaz de te conduzir até sua casa sem dificuldade.

Caso contrário, de nada adianta ter uma bela propriedade no campo se você não consegue chegar até lá.

Além do mais, o acesso deve ser um pouco mais simples para facilitar que as visitas, amigos e família a encontre sem dificuldades.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

  • Observe se a propriedade que você pretende adquirir fica próxima a rios. Se estiver, essa pode ser uma má opção, pois já que a região campestre possui vasta vegetação e os níveis de chuva são maiores, isto pode fazer com que o rio suba e alague a casa.
  • Observe se o terreno que você deseja adquirir possui um bom espaço para cultivar plantas, árvores e hortaliças, pois assim você poderá desfrutar das riquezas da natureza com alimentos mais saudáveis, sem agrotóxico além de te ajudar a economizar dinheiro.
  • Busque casas amplas e com bom acabamento, pois os imóveis do campo devem ser resistentes e arejados. Arejados para que no calor tenha uma boa circulação de ar e resistente para evitar infiltração ou problemas gerados pela umidade.
  • Outro ponto importante é ter atenção se a casa do campo fica perto da cidade natal ou de uma metrópole, pois há algumas situações que só podem ser resolvidas na grande cidade.
  • Por último, mas não menos importante, procure uma imobiliária que esteja acostumada a trabalhar com casas no campo de forma com que você garanta maior confiabilidade da mesma e que lhe seja indicado as propriedades que melhor se enquadram no seu perfil e orçamento. Já que os preços variam muito, procure fazer orçamento em mais de uma imobiliária para que consiga a melhor oferta.

Com essas dicas, realizar o seu sonho em morar no campo será muito mais fácil e seguro. Use-as a seu favor e viva uma vida mais tranquila e pacífica.